O Ministério da Previdência Social, em conjunto com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Dataprev, anunciou a conclusão da atualização da infraestrutura tecnológica dos serviços previdenciários. A Dataprev, estatal responsável pela tecnologia da informação da Previdência Social, informou que a migração integral de seu último computador de grande porte para uma plataforma moderna foi finalizada com sucesso.
Restabelecimento dos Serviços
Com a atualização concluída, os atendimentos pela Central 135 e os serviços do aplicativo Meu INSS devem ser restabelecidos a partir desta segunda-feira, exceto o simulador de aposentadoria. O aplicativo oferece uma gama de serviços previdenciários em uma única plataforma, incluindo agendamento de perícias e pedidos de aposentadoria.
Desafios e Monitoramento
Apesar da conclusão da atualização, o protocolo de implantação prevê uma ativação gradual dos sistemas, o que pode causar momentos de lentidão. Equipes técnicas estão atentas à situação, monitorando e atuando em tempo real para minimizar impactos nos serviços.
Modernização e Eficácia
Mais de 220 profissionais participaram do processo de migração e homologação dos serviços previdenciários entre 28 de janeiro e o domingo passado. Essa modernização deve reduzir o tempo de processamento da folha de pagamento de benefícios de 96 para 48 horas, além de aumentar a capacidade de organização e execução de tarefas, ampliando os serviços digitais disponíveis aos usuários.
Fonte: https://www.infomoney.com.br








