O número de famílias que precisaram deixar suas residências devido ao alagamento em São Luiz do Paraitinga subiu para oito, conforme informações da Defesa Civil. O transbordamento do Rio Paraitinga, que está cerca de 3 metros acima do nível normal, é a principal causa da situação.
Situação Atual das Famílias
Inicialmente, seis famílias foram afetadas, mas ao longo da tarde de terça-feira (27), mais duas foram obrigadas a evacuar suas casas. Uma das famílias teve sua residência no centro histórico completamente alagada, e o morador já alugou um novo imóvel temporariamente enquanto tenta salvar seus pertences.
Abrigos e Apoio da Prefeitura
A oitava família, que reside no bairro Várzea dos Passarinhos e possui cinco crianças, também foi realocada para um abrigo oferecido pela prefeitura. Além disso, duas outras famílias estão em abrigos públicos, enquanto as demais foram acolhidas por parentes.
Monitoramento do Nível do Rio
O nível do Rio Paraitinga está sob constante monitoramento. Embora tenha atingido 3,31 metros pela manhã, houve uma leve diminuição ao longo do dia. As autoridades esperam que a situação melhore até o final da tarde, permitindo que a água comece a escoar nas ruas.
Causas do Alagamento
Apesar da ausência de chuvas intensas nas últimas 24 horas, a elevação do nível do rio é atribuída às chuvas do fim de semana e a temporais em cidades vizinhas, como Lagoinha e Cunha, que afetam diretamente o Rio Paraitinga.
Histórico de Enchentes na Região
A cidade permanece em estado de atenção redobrada devido ao seu histórico de enchentes. Em 2010, por exemplo, o Rio Paraitinga subiu cerca de 10 metros, resultando em 9 mil desabrigados e danos a aproximadamente 300 prédios, muitos dos quais são tombados como patrimônio histórico.
Fonte: https://g1.globo.com
