O Governo de São Paulo publicou, nesta segunda-feira (19), o edital para a concessão da Estrada de Ferro de Campos do Jordão à iniciativa privada, com um investimento estimado de R$ 315 milhões.
Detalhes da Concessão
As empresas interessadas em modernizar e administrar a linha férrea têm até o dia 24 de abril para enviar suas propostas. O leilão para a abertura das propostas será realizado no dia 29 de abril, na sede da B3, a bolsa de valores de São Paulo.
Critérios de Licitação
A empresa ou consórcio que oferecer o maior valor ao governo estadual será o vencedor da licitação, garantindo assim a gestão da estrada de ferro.
Características da Estrada de Ferro
A Estrada de Ferro possui 47 quilômetros de extensão, com estações em Pindamonhangaba, Santo Antônio do Pinhal e Campos do Jordão. A concessão inclui também o Parque Reino das Águas Claras e o Museu de Memória Ferroviária.
Objetivos da Proposta
O projeto visa valorizar o patrimônio histórico da ferrovia, fomentar o turismo sustentável e estimular o desenvolvimento regional. Isso será feito através da requalificação e reabertura de estruturas essenciais para o turismo e a economia local.
Situação Atual da Estrada de Ferro
Embora seja um destino turístico popular, a Estrada de Ferro está atualmente fora de operação devido a uma série de furtos de cabos de energia. As locomotivas estão passando por restauração, e ainda não há previsão para o retorno dos passeios turísticos.
Fonte: https://g1.globo.com
