A Prefeitura de Taubaté confirmou na quarta-feira (21) a ocorrência de casos de escabiose, popularmente conhecida como sarna humana, no Hospital Municipal Universitário de Taubaté (HMUT).
Número de Casos Identificados
Segundo as informações divulgadas pela prefeitura, foram identificados um total de 51 casos da doença, sendo 12 em pacientes e 39 em funcionários do hospital apenas neste mês de janeiro. Todos os casos foram submetidos a protocolos de isolamento e tratamento.
Origem da Infecção
O secretário de Saúde de Taubaté, Carlo Guilherme, explicou que os casos podem ter sido originados por pacientes que vieram de instituições com condições de higiene comprometidas, como presídios ou hospitais psiquiátricos.
Medidas Adotadas pelo Hospital
Os funcionários do HMUT que foram diagnosticados ou que apresentaram suspeita da doença foram afastados e estão em tratamento. A reavaliação para o retorno ao trabalho está em andamento.
Ações de Controle e Monitoramento
A gestão do hospital, através do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, juntamente com as Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária, está trabalhando para evitar a propagação da doença. A ala de maternidade não foi afetada pelos casos.
Situação Atual e Garantias
A Santa Casa de Misericórdia de Chavantes, responsável pela administração do HMUT, afirmou que todos os casos estão sob controle e recebendo o manejo clínico apropriado, além de estarem em fase final de tratamento.
Histórico de Infestação
Em maio de 2025, a maternidade do HMUT foi fechada por mais de 10 dias para dedetização, após suspeitas de infestação de ácaros no setor, destacando a preocupação contínua com a saúde e segurança no ambiente hospitalar.
Fonte: https://g1.globo.com
