Os resultados preliminares das vagas reservadas do Concurso Público Nacional Unificado (CNU2) já podem ser acessados online. Desde a última sexta-feira (16), os candidatos têm a oportunidade de verificar sua situação e, caso necessário, contestar a análise relacionada à caracterização de deficiência ou à avaliação das autodeclarações de grupos étnicos.
Como Consultar os Resultados
Para acessar os resultados, os candidatos devem entrar na área dedicada a eles, utilizando seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha cadastrada no portal gov.br, que reúne os serviços digitais do governo federal. Caso haja insatisfação com o resultado, o prazo para apresentação de recursos se estende até o dia 19 de janeiro. O procedimento pode ser realizado através do menu 'interposição de recursos' disponível na mesma área.
Participação e Dados dos Candidatos
Conforme informações divulgadas pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), um total de 15.903 candidatos participou dessa fase do concurso, com a possibilidade de concorrer em diferentes modalidades de cotas. Entre os participantes, 14.659 se autodeclararam negros, 634 indígenas e 616 quilombolas. Além disso, 4.201 candidatos passaram pelo Procedimento de Caracterização da Deficiência, realizado por uma equipe interdisciplinar, incluindo médicos.
Próximas Etapas do Concurso
A próxima divulgação relevante será a nota preliminar da prova discursiva, que está agendada para o dia 23 de janeiro. Os candidatos também poderão acessar o espelho de correção nesse mesmo dia, e terão a oportunidade de apresentar recursos entre os dias 26 e 27 de janeiro. O resultado definitivo dos recursos relacionados à avaliação de títulos, à prova discursiva e à verificação documental está previsto para ser publicado em 18 de fevereiro.
Classificação Final e Convocações
A classificação final do concurso será anunciada em 20 de fevereiro, data em que também ocorrerá a convocação para que os candidatos manifestem seu interesse nas vagas disponíveis para preenchimento imediato. Segundo o MGI, 2.480 candidatos serão chamados para ocupar as posições imediatamente após a homologação do resultado final, enquanto 1.172 vagas poderão ser preenchidas em um curto prazo.
Vagas Disponíveis
Nesta edição do CNU2, estão previstas 3.144 vagas para candidatos de nível superior e 508 para nível intermediário, abrangendo 32 órgãos do governo federal. Esse concurso representa uma oportunidade significativa para muitos, refletindo o compromisso do governo em promover a inclusão e a diversidade no serviço público.
