A Petrobras informou, nesta terça-feira (27), que os preços de venda da molécula de gás natural para as distribuidoras terão uma redução média de cerca de 7,8% em relação ao trimestre anterior, com novos valores entrando em vigor no dia 1º de fevereiro.
Impacto da Redução nos Consumidores
A forma como essa redução será percebida pelo consumidor final dependerá de vários fatores, incluindo custos de transporte, impostos e margens de lucro das distribuidoras e revendedoras.
Histórico de Preços
Desde dezembro de 2022, o preço médio da molécula vendida às distribuidoras já acumula uma redução de aproximadamente 38%, considerando a nova atualização de fevereiro.
Referências de Preço
A redução anunciada leva em conta a parcela indexada ao Henry Hub, referência para o mercado de gás natural nos Estados Unidos, que será aplicada a distribuidoras que escolherem essa forma de indexação.
Variações Finais de Preço
A companhia destaca que as variações finais dos preços por distribuidora dependerão dos produtos contratados e dos volumes efetivamente retirados, levando em consideração os prêmios que a Petrobras introduzirá a partir de 2024.
Considerações Finais
Além do preço de venda da molécula, o valor final do gás natural ao consumidor é influenciado por custos de transporte, portfólio de suprimento e tributos, com a regulamentação das tarifas sendo responsabilidade das agências reguladoras estaduais.
