Novos Serviços nos Institutos Federais de Saúde do Rio de Janeiro

Os institutos federais de saúde do Rio de Janeiro inauguraram novos serviços em uma cerimônia realizada nesta quinta-feira (22). As unidades, que estão ligadas ao Ministério da Saúde, visam oferecer atendimento especializado e de alta complexidade, passando por um processo de requalificação.

Novas Instalações e Serviços

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) apresentou uma nova ala pediátrica, projetada para proporcionar acolhimento, segurança e bem-estar aos pacientes e seus familiares. Este serviço de referência nacional atende 80 crianças e adolescentes diariamente, oferecendo várias especialidades em um único ambiente.

Desenvolvimentos no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia

No Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), foi inaugurado o Centro de Atenção em Ortobiológicos, que utiliza terapias avançadas a partir de substâncias do próprio corpo do paciente. Este centro tem como objetivo estimular a cicatrização e retardar o desgaste dos tecidos. Além disso, o Into recebeu a contratação de 200 novos profissionais, possibilitando a reabertura de 40 leitos de enfermaria e cinco salas cirúrgicas.

Avanços no Instituto Nacional de Cardiologia

O Instituto Nacional de Cardiologia agora disponibiliza um serviço de sequenciamento genético e também inaugurou um Centro de Telessaúde, além de um Observatório de Saúde Cardiovascular. Essas iniciativas visam aprimorar a assistência e o acompanhamento dos pacientes.

Investimentos e Futuro dos Institutos

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, enfatizou que o objetivo é maximizar o potencial dos institutos. Em entrevista coletiva, ele destacou que os investimentos já estão contribuindo para a diminuição das filas para cirurgias. A previsão é que, em fevereiro, todos os leitos de enfermaria estejam em uso, e até o final do primeiro semestre, todas as salas cirúrgicas estejam operacionais, aumentando o número de cirurgias de 7 mil no ano passado para mais de 12 mil neste ano.

Programa Agora Tem Especialistas

Os institutos também estão sendo beneficiados pelo programa Agora Tem Especialistas, que visa ampliar a oferta de atendimento especializado em todo o Brasil. Cerca de R$ 170 milhões foram investidos nas unidades da rede federal, e a estratégia de requalificação dos hospitais inclui a contratação de 2.059 profissionais através de um convênio com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br

Compartilhe esse artigo:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edit Template

Copyright todo o material aqui produzido é de uso exclusivo do site EBand, não tendo nós nenhum tipo de vínculo com o site band.com.br

© 2025 Portal EBand Todo e qualquer material é proibido a cópia sem a autorização.