O boletim diário da Defesa Civil de Minas Gerais informa que o estado está em nível de "situação de perigo" neste sábado (31). O documento destaca a previsão de tempestades e rajadas de vento.
Influência do Ciclone
A Defesa Civil explica que a atuação de um ciclone no oceano está provocando instabilidades atmosféricas em Minas Gerais. A expectativa é de tempestades em praticamente todas as regiões do estado, com rajadas de vento que podem atingir até 70 quilômetros por hora.
Precipitação e Impactos
As chuvas devem se intensificar ao longo do dia, especialmente durante a tarde, devido ao aquecimento diurno. Os maiores volumes de precipitação, cerca de 40 milímetros, são esperados no Noroeste de Minas, Central Mineira e na região metropolitana de Belo Horizonte.
Ocorrência de Eventos Adversos
No domingo, a previsão é de ventos de até 80 km/h e condições favoráveis para a formação de granizo. A Defesa Civil alerta para a continuidade do padrão chuvoso, que aumenta o risco de eventos adversos, principalmente em áreas vulneráveis.
Situação em Belo Horizonte
A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta renovado para chuvas variando de 30mm a 50mm, com raios e ventos de até 50 km/h, válido até às 8h de domingo (1º). Além disso, foi publicado um alerta geológico "forte" que abrange áreas como Pampulha e Norte.
Recomendações de Segurança
As autoridades recomendam atenção ao grau de saturação do solo e sinais de risco de deslizamentos, como trincas nas paredes e água empoçando no quintal. Caso algum desses sinais seja observado, é fundamental evacuar o imóvel e contatar a Defesa Civil.
Emissão de Alertas
Os moradores de Belo Horizonte podem receber alertas sobre chuvas fortes e outros fenômenos meteorológicos via WhatsApp, além de puderem acompanhar as orientações da Defesa Civil através de mensagens de texto.








