O Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte lançou um guia essencial para aspirantes a Microempreendedores Individuais (MEI). O Manual do Jovem Empreendedor oferece informações detalhadas sobre a formalização, organização do negócio e maximização de oportunidades no Brasil.
Acesso ao Manual
O Manual do Jovem Empreendedor está disponível online, permitindo que os interessados acessem as informações de forma prática e rápida.
Conteúdos do Manual
O guia inclui explicações sobre regras e custos da formalização, além de apresentar caminhos para o crescimento do negócio, como iniciativas de capacitação, programas de crédito e oportunidades de contratação pública.
Quem Pode se Formalizar como MEI?
Para se formalizar como MEI, é necessário atender a alguns critérios, como ser uma pessoa física com mais de 18 anos, ou ser um jovem de 16 a 18 anos emancipado. É necessário também não ser sócio ou titular de outra empresa e exercer uma das mais de 467 atividades econômicas permitidas.
Vantagens de ser MEI
Dentre as vantagens de se formalizar como MEI, estão a obtenção de um CNPJ e certificado gratuitos, direito a benefícios como aposentadoria e auxílio-doença, e acesso facilitado a crédito bancário.
Atividades Permitidas para MEI
O MEI pode atuar em uma variedade de ocupações, que incluem segmentos como Comércio, Reparos e Manutenção, Beleza e Bem-estar, Cultura e Artesanato, Educação, Comunicação e Tecnologia, e Transporte.
Capacitação e Cursos
Além de informações sobre formalização, o manual também oferece acesso a cursos online e presenciais em áreas como Empreendedorismo, Finanças, Vendas, Gestão de Pessoas e Legislação, ajudando novos empreendedores a se prepararem para o mercado.







