As inscrições de praias e marinas brasileiras para a obtenção do Selo Bandeira Azul da temporada 2026/2027 serão recebidas em abril pelo Instituto Ambientes em Rede, responsável pelo Programa Bandeira Azul no Brasil. A certificação internacional reconhece que o cumprimento de critérios de qualidade da água, gestão ambiental, segurança e educação ambiental.
Processo de Inscrição
No caso das praias, a inscrição deve ser feita pelas prefeituras, que são os responsáveis legais. Se a praia estiver dentro de uma unidade de conservação federal ou estadual, a inscrição deve ser feita conjuntamente com a União, que responde pela maioria dos serviços, como coleta de lixo e contratação de guarda-vidas. Já no caso das marinas, são os donos dos locais que fazem a inscrição.
Análise das Candidaturas
Os relatórios enviados com as candidaturas serão analisados em maio, quando também será realizada uma oficina sobre a premiação, para que, em junho, o júri nacional se reúna e decida quais serão aprovadas.
Júri Internacional
As candidaturas selecionadas serão submetidas ao júri internacional, que se reúne em setembro, em Copenhague, na Dinamarca, para dar a palavra final. A coordenadora nacional do Instituto Ambientes em Rede, Leana Bernardi, disse à Agência Brasil que as informações apresentadas serão checadas.
Visitas Técnicas
Nesse meio tempo, a equipe técnica do programa vai fazendo as visitas às praias e marinas inscritas, para verificar se o que está na documentação é encontrado de fato nas praias.
Cerimônia de Entrega
O instituto entregará a bandeira azul aos municípios participantes no início de novembro deste ano, em cerimônia nacional. Cada município decidirá, então, se inicia sua temporada durante o mês de novembro ou começo de dezembro.
Critérios de Certificação
Atualmente em 50 países, a certificação tem critérios adaptados às legislações nacionais, mas que se mantêm praticamente os mesmos no mundo todo. Um dos principais é a qualidade da água, que deve ser comprovada por meio de testes de balneabilidade.
Educação Ambiental
Outro ponto avaliado é a gestão ambiental, que inclui como o município faz a gestão dos resíduos e dos serviços nas praias e equipamentos de apoio aos usuários, como estacionamento, banheiros e postos de guarda-vidas. Além disso, todas as praias e marinas devem realizar ações de informação e educação ambiental.
Segurança
O quarto critério está relacionado à segurança, abrangendo a presença de guarda-vidas e policiamento, se necessário, além de garantir a segurança dos equipamentos para que as pessoas tenham uma experiência tranquila na praia.
Resultados da Temporada Atual
Na atual temporada 2025/2026, o Brasil obteve 60 bandeiras, sendo 50 praias e dez marinas. Duas praias perderam o selo por descumprimento das determinações. Santa Catarina continua na liderança, seguida por Rio de Janeiro, Bahia, São Paulo e Alagoas.
Expectativas Futuras
Leana Bernardi revelou que há expectativa de crescimento do número de candidatos, com mais de 25 praias em fase piloto, incluindo locais no Ceará e marinas no Rio Grande do Sul e no Paraná.
