O prazo para se inscrever no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2026 termina nesta sexta-feira (6), às 23h59, horário de Brasília. Este programa, administrado pelo Ministério da Educação (MEC), permite financiar mensalidades de cursos superiores em instituições privadas com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Detalhes sobre as Vagas Disponíveis
Nesta seleção, o MEC disponibiliza mais de 112 mil vagas em 1.421 instituições de ensino, abrangendo 19.834 cursos. Os interessados devem estar atentos aos requisitos e ao processo de inscrição.
Como Realizar a Inscrição
A inscrição deve ser feita gratuitamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, utilizando login na plataforma Gov.br. É imprescindível fornecer um e-mail pessoal válido. Os candidatos podem escolher até três opções de cursos e modificar suas preferências até o término do prazo.
Critérios de Participação no Fies
Para participar do Fies, os candidatos devem ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média mínima de 450 pontos nas cinco provas e sem nota zero na redação. Além disso, a renda bruta familiar mensal por pessoa deve ser de até três salários mínimos.
Classificação e Vagas Especiais
A classificação no processo seletivo será determinada pela ordem decrescente das notas do Enem. O Fies também reserva 50% das vagas para estudantes com renda familiar inferior a meio salário mínimo, que devem estar inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico).
Resultados e Lista de Espera
O resultado da pré-seleção será divulgado em 19 de fevereiro, e os pré-selecionados terão de 20 a 24 de fevereiro para complementar suas inscrições. Estudantes não pré-selecionados entrarão automaticamente na lista de espera, com pré-seleção ocorrendo de 26 de fevereiro a 10 de abril.








