Home / Notícias / Estudo Revela como Melhorar a Qualidade do Sono da População Brasileira

Estudo Revela como Melhorar a Qualidade do Sono da População Brasileira

O Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) do Ministério da Saúde realizou uma investigação sobre a qualidade do sono da população brasileira. Os resultados mostraram que 20,2% dos adultos nas capitais e no Distrito Federal dormem menos de 6 horas por noite, o que é abaixo do mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde. Além disso, 31,7% dos entrevistados relataram apresentar pelo menos um sintoma de insônia, com uma prevalência maior entre as mulheres.

Importância do Sono na Saúde

Renata Dawhache, coordenadora de psicologia do Hospital Pró-Cardíaco Botafogo, no Rio de Janeiro, destaca que o sono é um processo que envolve tanto aspectos fisiológicos quanto psicossociais. Ela observa que a sociedade moderna impõe uma pressão por alta produtividade, que afeta a qualidade do sono, especialmente entre as mulheres, que frequentemente assumem a responsabilidade pelo cuidado de familiares.

Aspectos da Higiene do Sono

A higiene do sono é fundamental para garantir uma boa qualidade de descanso. Renata sugere que é importante desconectar-se de aparelhos que emitem luz azul, como celulares e TVs, e criar um ambiente silencioso e relaxante. A psicóloga também menciona que investigar fatores como apneia do sono e buscar um apoio social positivo pode contribuir para um melhor descanso.

Impacto da Alimentação no Sono

Fabiola Edde, nutricionista, aponta que certos alimentos e bebidas podem prejudicar a qualidade do sono. O consumo excessivo de cafeína, álcool e açúcar, por exemplo, pode interferir no processo de adormecer e na qualidade do sono. Além disso, hábitos alimentares inadequados, como jantar muito tarde, também são prejudiciais.

Alimentos que Ajudam no Sono

Fabiola recomenda uma alimentação balanceada, com destaque para alimentos que promovem a produção de triptofano e magnésio, como banana, aveia e abacate. Esses nutrientes são importantes para a síntese de serotonina e melatonina, hormônios que regulam o sono. A nutricionista sugere que as pessoas evitem cortar carboidratos à noite, pois eles são essenciais para uma boa noite de descanso.

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *