Blocos LGBTQIA+ do Rio de Janeiro: Celebração da Alegria e Diversidade

O Rio de Janeiro, conhecido por sua vibrante cultura de carnaval, acolhe blocos que promovem a alegria e a pluralidade, como o Sai, Hétero, fundado em 2018. Este bloco surgiu como uma resposta ao preconceito enfrentado pela comunidade LGBTQIA+.

O Bloco Sai, Hétero

O Sai, Hétero se consolidou como um projeto cultural importante no carnaval carioca. Com o apoio de pessoas de diversas partes do mundo, o bloco tem se tornado um atraente destino para quem deseja celebrar a diversidade durante o carnaval.

Eventos e Atividades

O primeiro esquenta oficial do carnaval de rua de 2026 do Sai, Hétero ocorrerá na Marina da Glória, com fantasia livre e um ambiente acolhedor para a comunidade LGBTQIA+. O desfile principal está agendado para o dia 17 de fevereiro, em um local ainda a ser definido.

Divinas Tretas: Um Novo Capítulo

O bloco Divinas Tretas, que surgiu da reinvenção do Toco-Xona, é um dos protagonistas no carnaval de 2026. Ele não apenas promove a música, mas também se compromete com a inclusão e a diversidade, realizando ações voltadas para a população trans e não-binária.

Iniciativas Sociais

Durante o desfile do Divinas Tretas, haverá a requalificação de prenome e gênero para pessoas em situação de vulnerabilidade, além de campanhas de combate à violência contra a mulher e a promoção de sanitários inclusivos.

Enxota Que Eu Vou: Inclusão e Diversidade

O bloco Enxota Que Eu Vou se define como aberto a todos os gêneros e orientações, promovendo um carnaval plural. Com a bateria Bateria Penetrante, que inclui participantes LGBTQIA+, o bloco busca unir diferentes vozes em celebração.

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br

Compartilhe esse artigo:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edit Template

Copyright todo o material aqui produzido é de uso exclusivo do site EBand, não tendo nós nenhum tipo de vínculo com o site band.com.br

© 2025 Portal EBand Todo e qualquer material é proibido a cópia sem a autorização.