O ex-deputado federal Alexandre Ramagem, que se encontra foragido nos Estados Unidos, prestou depoimento ao Supremo Tribunal Federal (STF) por videoconferência nesta quinta-feira (5).
Contexto da Ação Penal
Ramagem foi ouvido no âmbito da ação penal relacionada à trama golpista, que estava suspensa, mas voltou a tramitar após a perda de seu mandato devido à condenação a 21 anos de prisão.
Depoimento e Negativas
Durante seu depoimento, o ex-deputado reafirmou as declarações feitas anteriormente no processo principal e negou a utilização ilegal da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para vigiar adversários do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Condenações e Acusações
Ramagem, que já foi condenado por crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado, teve parte das acusações suspensas devido ao exercício de seu mandato parlamentar.
Fuga e Consequências
Em setembro do ano passado, Ramagem deixou o país para evitar o cumprimento da pena. Durante a investigação sobre a trama golpista, ele foi proibido pelo STF de sair do Brasil, mas conseguiu fugir pela fronteira com a Guiana e embarcou para os Estados Unidos com passaporte diplomático.
Cassação do Mandato
No final do ano passado, a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados declarou a cassação do mandato de Ramagem, conforme determina a Constituição em caso de condenação criminal.








