No sábado (7), faleceu em Natal (RN) o ex-nadador Adriano Gomes de Lima, que tinha 52 anos e era detentor de nove medalhas em Paralimpíadas, incluindo uma medalha de ouro em Atenas (2004).
Luta Contra o Câncer
Adriano estava em tratamento de sarcoma (câncer ósseo) desde 2024. Sua morte foi lamentada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que destacou sua importância no esporte.
Conquistas e Reconhecimento
O ex-atleta conquistou 11 títulos em Jogos Parapan-Americanos e é considerado um dos grandes medalhistas paralímpicos do Brasil. Ele subiu ao pódio em seis edições das Paralimpíadas, alcançando medalhas de ouro, prata e bronze.
O Legado de Adriano Lima
Adriano participou da abertura do Meeting Paralímpico em junho do ano passado, celebrando as oportunidades para novos atletas. Ele afirmou: 'Eu comecei a nadar em 1993, dois anos antes da fundação do CPB. Então faço parte desta história.'
Natação e Reabilitação
O nadador chegou à natação como forma de reabilitação após um acidente em que caiu de um telhado aos 17 anos. O esporte foi fundamental em sua recuperação e desenvolvimento.
Homenagens e Contribuições
Adriano foi homenageado pelo CPB em 2025 durante as comemorações dos 30 anos da entidade, em reconhecimento à sua contribuição para o paradesporto no Brasil.







