A jornalista Donminique Azevedo, esposa de Leandro do Big Brother Brasil 26, se manifestou nas redes sociais nesta terça-feira, 3, após o marido ser chamado de "analfabeto" pelo ex-jogador de futebol Edilson Capetinha. No vídeo, publicado nos perfis de Leandro, a jornalista explica a jornada de alfabetização tardia do participante.
Reação de Donminique
"Como uma pessoa que ajudou Leandro no processo dele de alfabetização tardia para poder terminar o ensino médio – uma pessoa com dislexia e com discalculia -, me chama muita atenção um conterrâneo nosso se referir a alguém como um analfabeto de uma maneira tão depreciativa que só reforça estereótipos", pontuou Donminique, que trabalha desde os 13 anos com alfabetização de jovens e adultos.
Discussão no Sincerão
Durante o Sincerão desta segunda-feira, 4, Edilson se irritou com críticas de Leandro e questionou: "Um cara desse, analfabeto, vai ganhar BBB?". Após a dinâmica, Leandro lamentou a palavra usada pelo ex-jogador. Edilson, então, se justificou: "Analfabeto no jogo, no jogo você é".
O Contexto da Alfabetização
Donminique explicou que, quando conheceu Leandro, ele não conseguia terminar o ensino médio devido a problemas de alfabetização, enfrentando uma infância e adolescência repletas de dificuldades. "Uma infância e uma adolescência atravessada por várias situações e vivências, inclusive de situação de rua", contou.
Superação e Reflexão
Segundo Donminique, os dois trabalharam juntos para completar a alfabetização de Leandro. O pipoca, então, concluiu o ensino médio, entrou em uma universidade pública e se formou em música. "A gente não pode normalizar essas falas. Nem todo mundo tem a mesma oportunidade", afirmou.
Mensagem Final
"Quem foi que disse que uma pessoa analfabeta não pode ganhar o BBB? Qualquer pessoa pode ganhar o BBB, inclusive uma pessoa analfabeta", finalizou a jornalista.
Fonte: https://www.oliberal.com








