Operação Compliance Zero: PF Ouve Oito Investigados no Caso Master-BRB

A Polícia Federal (PF) inicia hoje, 26, a audiência de oito investigados na operação Compliance Zero, que investiga possíveis irregularidades na proposta de aquisição do Banco Master pelo BRB. Os depoimentos ocorrerão por videoconferência ou na sede do Supremo Tribunal Federal (STF), com horários marcados entre 8h e 16h, se estendendo até amanhã, 27.

Investigados e Contexto da Operação

Dentre os convocados para depor estão diretores do Banco Master e do BRB, além de empresários e ex-executivos de instituições financeiras. A PF pretende investigar os R$ 12,2 bilhões em carteiras de crédito falsas vendidas ao BRB, assim como uma rede de fundos e ativos inflacionados que visavam aumentar o patrimônio do banco, em operações com a gestora Reag DTVM, totalizando outros R$ 11,5 bilhões, conforme informações do Banco Central (BC).

Detalhes da Proposta de Aquisição

O Banco de Brasília anunciou, em 28 de março de 2025, sua intenção de adquirir o Banco Master, buscando formar um novo conglomerado sob controle estatal. No entanto, a proposta gerou controvérsias devido a dúvidas sobre a qualidade dos ativos do Master. Em 3 de setembro, o Banco Central reprovou o negócio, o que desencadeou investigações sobre a estrutura do Banco Master e seu proprietário, Daniel Vorcaro.

Nome dos Investigados

Os seguintes indivíduos serão ouvidos pela PF: Dário Oswaldo Garcia Junior (diretor de Finanças e Controladoria do BRB), André Felipe de Oliveira Seixas Maia (empresário), Henrique Souza e Silva (empresário), Alberto Felix de Oliveira (superintendente de tesouraria do Banco Master), Robério Cesar Bonfim Mangueira (superintendente do BRB), Luiz Antonio Bull (ex-diretor executivo do Master), Angelo Antonio Ribeiro da Silva (executivo do Banco Master) e Augusto Ferreira Lima (ex-executivo do Banco Master).

Consequências da Operação

A primeira fase da operação resultou na prisão do ex-banqueiro Daniel Vorcaro em 17 de novembro de 2025, um dia antes da determinação do BC para a liquidação do Banco Master. Ele é acusado de liderar um esquema de venda de créditos fictícios ao BRB, embora tenha sido libertado posteriormente. Além do Banco Master, a liquidação da CBSF Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários e do Will Bank também ocorreu recentemente.

Fonte: https://www.infomoney.com.br

Compartilhe esse artigo:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edit Template

Copyright todo o material aqui produzido é de uso exclusivo do site EBand, não tendo nós nenhum tipo de vínculo com o site band.com.br

© 2025 Portal EBand Todo e qualquer material é proibido a cópia sem a autorização.