Lula Critica Plano de Trump e Defende Multilateralismo da ONU

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que o multilateralismo global está em risco, especialmente em face das propostas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para uma nova organização das Nações Unidas.

A Crítica de Lula ao Multilateralismo

Durante um encontro do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Lula expressou preocupação com a crescente desprezo pelo multilateralismo e a tentativa de Trump de estabelecer uma nova ONU sob sua liderança.

Comparação de Forças

Lula reconheceu a superioridade militar dos EUA em comparação com as Forças Armadas brasileiras, mas enfatizou que o Brasil possui dignidade e não se submeterá a pressões externas.

Defesa da Reforma da ONU

O presidente brasileiro reiterou a necessidade de reformar a ONU, uma demanda que ele já havia levantado durante seu primeiro mandato em 2003. Lula defendeu a inclusão de novos países na organização, em vez de permitir que um único país domine as decisões globais.

Busca por Apoio Internacional

Nos últimos dias, Lula se reuniu com líderes mundiais, incluindo Vladimir Putin, Xi Jinping, Narendra Modi e Claudia Sheinbaum, na tentativa de revitalizar o multilateralismo e combater a ascensão do unilateralismo.

O Papel do Multilateralismo

Lula enfatizou que a prevalência da lei do mais forte é uma ameaça à ordem mundial e que a colaboração entre países é essencial para enfrentar desafios globais.

Fonte: https://www.infomoney.com.br

Compartilhe esse artigo:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edit Template

Copyright todo o material aqui produzido é de uso exclusivo do site EBand, não tendo nós nenhum tipo de vínculo com o site band.com.br

© 2025 Portal EBand Todo e qualquer material é proibido a cópia sem a autorização.