Nesta sexta-feira (6), o Ibovespa Futuro apresenta uma tendência de alta, com os investidores atentos ao balanço macrofiscal referente a 2025 e às perspectivas para 2026. Às 9h07 (horário de Brasília), o contrato para fevereiro registrava um aumento de 0,51%, alcançando 183.925 pontos.
Revisões da Secretaria de Política Econômica
A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda revisou para baixo, ligeiramente, sua projeção de crescimento econômico para 2026, enquanto elevou a estimativa de inflação ao consumidor para o mesmo ano. De acordo com o relatório, a alta do PIB para 2023 foi ajustada para 2,3%, uma redução em relação à previsão anterior de 2,4%.
Expectativas para 2025
A SPE também ajustou a previsão de crescimento da atividade econômica em 2025, passando de 2,2% para 2,3%, um dado que será oficialmente confirmado pelo IBGE apenas em março.
Cenário Externo e Impactos
No cenário externo, os mercados apresentavam um recuo, refletindo as perdas em Wall Street, que estavam se espalhando globalmente. Os temores relacionados à inteligência artificial continuavam a impactar as ações, enquanto o Dow Jones Futuro e o Nasdaq Futuro mostravam alta.
Movimentações do Dólar e Commodities
O dólar futuro para março, que é o mais líquido no Brasil, registrava uma queda de 0,82%, situando-se a R$ 5,255. Nos mercados internacionais, o petróleo apresentava alta, com atenção voltada para as negociações entre EUA e Irã.
Fonte: https://www.infomoney.com.br








