Os dados econômicos da China indicam uma forte demanda externa, equilibrada por uma demanda interna restrita em 2026, segundo a Fitch Ratings.
Projeções de Crescimento do PIB
A Fitch prevê que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da China será de 4,1% em 2026, uma queda em relação aos 5,0% estimados para 2025.
Fatores Limitantes da Demanda Interna
A agência aponta que a demanda interna deve permanecer contida devido a uma confiança do consumidor lenta, pressões deflacionárias e desafios no investimento, que vão além da correção do setor imobiliário.
Expectativas de Políticas Econômicas
Os esforços políticos para estimular o investimento e promover um aumento no consumo devem se intensificar, embora de forma gradual, oferecendo um suporte modesto à atividade econômica.
Medidas para Aumentar a Demanda Interna
Várias iniciativas foram anunciadas para incentivar a demanda interna, considerada a principal prioridade econômica para 2026, incluindo a extensão de programas de subsídios e troca de taxas de juros em empréstimos pessoais.
Expectativa Fiscal e Gastos Públicos
A Fitch espera uma postura fiscal amplamente neutra, com um leve declínio no déficit, projetado em 7,9% do PIB em 2026, em comparação com 8,4% no ano anterior.
Desaceleração dos Gastos com Infraestrutura
Os gastos em infraestrutura pelo governo local mostraram uma desaceleração significativa no quarto trimestre de 2025, indicando um déficit menor do que o previsto para aquele ano.
Fonte: https://www.infomoney.com.br
