O Fundo Garantidor de Crédito (FGC) anunciou que iniciará o processo de ressarcimento para investidores afetados pela liquidação do Banco Master, ocorrida em novembro. Contudo, os investidores não recebem os valores automaticamente; é preciso baixar o aplicativo do FGC e realizar o cadastro.
Comprovação de Investimento
Uma dúvida comum entre os investidores é se é necessário comprovar a aplicação em um CDB do Banco Master para receber os valores. De acordo com o FGC, inicialmente, não é necessário. O fundo já possui uma lista de credores, e o investidor deve estar incluído nela.
Procedimento em Caso de Não Localização
Caso o CPF ou CNPJ do investidor apresente o status de 'não encontrado na base de credores' ao acessar o aplicativo ou a versão web, será necessário entrar em contato com o liquidante ou interventor. Nesse caso, o investidor pode ser solicitado a apresentar comprovantes de investimento, como a nota de negociação e o último extrato mensal.
Documentação Necessária
A nota de negociação é um documento crucial que detalha as operações realizadas, incluindo ativos negociados, quantidades, preços, taxas e impostos. Ter essa documentação em mãos pode facilitar o processo de ressarcimento.
Valores a Serem Pagos
O FGC ajustou a quantidade de investidores afetados e o montante total que será desembolsado. O valor total dos pagamentos está estimado em R$ 40,6 bilhões, atendendo cerca de 800 mil investidores, um número consideravelmente menor do que a previsão anterior de 1,6 milhão.
Fonte: https://www.infomoney.com.br
