O mercado se volta nesta quarta-feira (28) para a decisão do Comitê de Política Monetária dos EUA (Fomc, na sigla em inglês) sobre a política de juros norte-americanos. Na mesa de análise do Federal Reserve (Fed, equivalente ao Banco Central) estarão dados da atividade econômica, emprego e inflação. De pano de fundo, há a pressão política do presidente Donald Trump, que exige corte de juros robustos.
Expectativas do Mercado
O consenso do mercado é que o Fed deverá manter a taxa no patamar atual, de 3,5% a 3,75%. A ferramenta FedWatch do CME Group aponta 97% de probabilidade disso acontecer. Para o Bank of America (BofA), o Fomc está "firmly on hold", ou seja, firmemente em modo de espera até que o balanço de riscos mude.
Impacto do Desemprego
Um dos termômetros da economia são os dados de desemprego, que mostram se a atividade está ativa a ponto de demandar maior mão de obra, ou se está com baixa demanda, levando empresas a dispensarem seus funcionários. Os números apontam que o desemprego subiu em novembro e chegou ao nível mais alto dos últimos quatro anos, demonstrando um quadro de desaceleração econômica.
Inflação e Expectativas Futuras
O índice que mede a inflação ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) nos Estados Unidos subiu 0,3% em dezembro, fechando o ano de 2025 em 2,7%. Já o índice de preços de gastos com consumo (PCE) subiu 0,2% em novembro e acumula alta de 2,8% em 12 meses, acima do esperado.
Divisão no Comitê do Fed
José Alfaix, economista da Rio Bravo Investimentos, ressalta que o comitê do Fed está dividido em relação aos mandatos, com parte focada em dados de inflação e outra em dados do mercado de trabalho. Essa falta de homogeneidade gera uma preocupação em manter os juros como estão, por indecisão.
Pressões Políticas e Volatilidade
Em meio aos dados oficiais, somam-se as variáveis políticas que acrescentam volatilidade ao mercado americano. Desde o ano passado, o presidente Donald Trump tem pressionado o Fed a cortar juros para estimular a economia, enquanto os dirigentes se mantêm atentos aos dados da atividade econômica.
Fonte: https://www.infomoney.com.br
