Home / Economia / Estudo Revela Que Obesidade Contribui Para 10% das Mortes Por Infecção Globalmente

Estudo Revela Que Obesidade Contribui Para 10% das Mortes Por Infecção Globalmente

A obesidade é um fator de risco bem estabelecido para diversas doenças crônicas, incluindo diabetes e problemas cardiovasculares. Recentemente, um estudo publicado na revista The Lancet trouxe à luz uma nova associação: a obesidade também está ligada ao agravamento de doenças infecciosas.

Dados do Estudo

O estudo, liderado por um pesquisador da University College London (UCL), revelou que mais de 10% das mortes por uma ampla gama de doenças infecciosas podem ser atribuídas à obesidade em todo o mundo. Os pesquisadores descobriram que indivíduos com obesidade enfrentam um risco 70% maior de hospitalização ou morte por infecções em comparação com aqueles que têm um peso saudável.

Implicações da Obesidade em Doenças Infecciosas

Os autores do estudo, incluindo o professor Mika Kivimaki, destacam que a obesidade pode aumentar o risco de várias doenças infecciosas, como gripe e Covid-19, além de infecções gastrointestinais e urinárias. A pesquisa analisou dados de mais de 540 mil participantes do UK Biobank e da Finlândia, acompanhando-os por uma média de 13 a 14 anos.

Resultados e Análises

As conclusões mostraram que pessoas com um índice de massa corporal (IMC) de 30 ou mais apresentavam um risco significativamente maior de complicações por infecções. A relação foi consistente independentemente da forma de medir a obesidade, seja por IMC ou circunferência da cintura.

Relação com Doenças Específicas

O estudo incluiu uma análise detalhada de 925 doenças infecciosas e destacou que a obesidade está associada a um maior risco de hospitalização e morte devido a doenças como pneumonia e infecções do trato respiratório inferior. No entanto, não foi observada uma associação significativa entre obesidade e tuberculose ou HIV.

Impacto da Perda de Peso

Pesquisadores também observaram que a perda de peso pode levar a uma redução do risco de infecções graves, com indivíduos que emagreceram apresentando um risco 20% menor de complicações do que aqueles que permaneceram obesos. Isso sugere a importância de políticas de saúde que promovam hábitos saudáveis e a perda de peso.

Fonte: https://www.infomoney.com.br

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *