Home / Economia / Educadora Débora Garofalo Recebe Título de Professora Mais Influente do Mundo

Educadora Débora Garofalo Recebe Título de Professora Mais Influente do Mundo

A Varkey Foundation, uma organização internacional responsável pelo prêmio conhecido como o 'Nobel da Educação', concedeu à educadora Débora Garofalo o inédito título de professora mais influente do mundo em fevereiro. A cerimônia ocorreu na segunda-feira, 2, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, onde a brasileira foi agraciada com o prêmio Global Teacher Influencer of the Year, criado para reconhecer professores excepcionais que utilizam as redes sociais para expandir a aprendizagem além da sala de aula.

Reconhecimento Internacional

Débora Garofalo já havia sido finalista do Global Teacher Prize em 2019, tornando-se a primeira mulher brasileira e da América do Sul a alcançar tal honra. Com graduação em Letras e Pedagogia e mestrado em Linguística Aplicada pela PUC-SP, ela também foi Fab Learn Fellow pela Columbia University (EUA). Sua atuação inova na educação, criando iniciativas que democratizam o acesso à tecnologia e influenciam políticas públicas em todo o Brasil.

Projeto Inovador em Robótica

O reconhecimento de Débora resultou de um projeto de ensino de robótica utilizando sucata, idealizado em 2015 para estudantes de escolas públicas na periferia de São Paulo. O projeto permitiu que jovens de 6 a 14 anos desenvolvessem protótipos com materiais recicláveis, aprendendo sobre montagem de motor, circuitos e programação, o que contribuiu para o reaproveitamento de cerca de 1 tonelada de materiais.

Impacto e Políticas Públicas

A metodologia de ensino criada por Débora recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais, inspirou livros e foi incorporada como política pública no estado de São Paulo. Além disso, seu trabalho influenciou a elaboração de políticas em outros estados, como Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Atuação Atual

Atualmente, Débora Garofalo atua como palestrante e consultora, capacitando educadores e instituições para enfrentar os desafios do século 21.

Fonte: https://www.infomoney.com.br

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *