Na quarta-feira, o mercado financeiro estará atento ao discurso do presidente dos EUA, Donald Trump, programado para as 10h30 (horário de Brasília) durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça.
Pressão sobre a Groenlândia e Tarifas
Na véspera, Trump intensificou suas declarações sobre a aquisição da Groenlândia, além de ameaçar impor tarifas de 200% sobre vinhos e champanhes franceses, em resposta à negativa do presidente francês, Emmanuel Macron, sobre sua participação no 'Conselho de Paz' proposto para Gaza.
Audiência na Suprema Corte dos EUA
A Suprema Corte dos EUA irá realizar uma audiência às 12h sobre a tentativa de demissão da diretora do Federal Reserve, Lisa Cook, por Trump. Este caso poderá estabelecer precedentes sobre a proteção legal dos membros do Fed e a independência do banco central.
Temporada de Balanços
Os resultados financeiros das empresas continuam a ser monitorados, especialmente após a queda das ações da Netflix no after-market. A empresa apresentou uma previsão cautelosa para o futuro, citando aumento nos gastos com programação e custos relacionados ao acordo com a Warner Bros.
Indicadores Econômicos no Brasil
No Brasil, o índice de Fluxo Cambial e o Monitor do PIB da Fundação Getúlio Vargas serão divulgados hoje. O monitor mostrou uma queda de 0,3% na atividade econômica em outubro em comparação com setembro, embora tenha registrado um crescimento de 1,0% em relação ao ano anterior.
Desempenho do Ibovespa
Na terça-feira, o Ibovespa atingiu recordes intradia e de fechamento, oscilando entre 163.574,67 e 166.467,56 pontos. Ao final, o índice fechou em 166.276,90 pontos, com alta de 0,87% e volume financeiro de R$ 23,5 bilhões.
Agenda Política e Econômica
Hoje, o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, terá uma reunião às 11h com Jorge Oliveira, vice-presidente do Tribunal de Contas da União. O presidente Lula também terá uma agenda cheia, incluindo reuniões com ministros e a assinatura de uma mensagem ao Congresso sobre o Piso Salarial do Magistério Público.
Expectativas de Indicadores
Os Estados Unidos também divulgarão dados econômicos importantes, como os gastos com construção e moradias pendentes. Espera-se que os gastos com construção apresentem um crescimento de 0,1% em outubro.
Impacto das Tarifas Comerciais
Trump ameaçou implementar novas tarifas sobre países europeus até que lhe seja permitido assumir o controle da Groenlândia. A França manifestou apoio à suspensão de um acordo comercial entre a União Europeia e os EUA em resposta a essa situação.
Protestos nos EUA
Milhares de trabalhadores e estudantes nos EUA participaram de manifestações contra as políticas de imigração do presidente Trump, refletindo uma crescente insatisfação com as ações do governo.
Recomendações do MPF
O Ministério Público Federal, junto com a ANPD e a Senacon, recomendou à rede social X que impeça o uso do Grok, um chatbot, destacando preocupações sobre a privacidade e proteção de dados.
Fonte: https://www.infomoney.com.br
