A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) está ampliando a sua força-tarefa para investigar irregularidades relacionadas à Americanas (AMER3), uma das maiores fraudes contábeis do Brasil. A situação se agravou após a revelação de um rombo de R$ 20 bilhões nas contas da empresa, que levou a um colapso significativo no valor de mercado e à solicitação de recuperação judicial.
Atualização da Força-Tarefa da CVM
Atualmente, a CVM está conduzindo três Inquéritos Administrativos e três Processos Administrativos Sancionadores, além de um Processo Administrativo focado na atuação de auditores independentes. A força-tarefa é composta por diversas superintendências, que trabalham em conjunto para apurar as irregularidades.
Novos Inquéritos Administrativos
A Superintendência de Processos Sancionadores (SPS) recentemente instaurou dois novos Inquéritos Administrativos, com o objetivo de investigar inconsistências em lançamentos contábeis relacionados à Americanas. Os inquéritos visam tanto a atuação de instituições financeiras quanto a responsabilidade dos membros dos Conselhos de Administração.
Resultados das Investigações
Um dos inquéritos já concluídos revelou que as inconsistências contábeis eram, na verdade, parte de uma fraudulenta tentativa de manipulação dos resultados financeiros da empresa, evidenciando a gravidade da situação e a necessidade de ações corretivas.
Fonte: https://www.infomoney.com.br








