Em 2025, a Petrobras registrou um crescimento nas vendas de combustíveis ao mercado interno, mesmo diante de uma queda na produção de derivados. Os dados, divulgados pela empresa, mostram que a elevação nas importações foi um fator chave para esse aumento.
Desempenho das Vendas de Combustíveis
No ano de 2025, a companhia comercializou 1,747 milhão de barris por dia (bpd) de derivados, o que representa um aumento de 1,6% em relação a 2024. Essa alta foi impulsionada principalmente pela demanda por diesel, gasolina e querosene de aviação (QAV), que juntos corresponderam a 74% das vendas.
Crescimento Específico por Tipo de Combustível
As vendas de diesel, o combustível mais vendido no Brasil, aumentaram 5,2% no período, atingindo 763 mil bpd. Este crescimento é atribuído à intensificação das atividades econômicas e à maior produção agrícola, que elevou o consumo em operações logísticas. A gasolina também apresentou um crescimento de 2%, totalizando 409 mil bpd.
Produção e Importações
Apesar do aumento nas vendas, a produção de derivados da Petrobras caiu 2,9%, estabelecendo-se em 1,732 milhão de bpd. A produção de diesel, especificamente, teve uma redução de 4,5%, enquanto a de gasolina diminuiu 1,2%.
Impacto das Importações
As importações de diesel aumentaram significativamente, com um crescimento de 91,7% em comparação ao ano anterior, totalizando 115 mil bpd. Além disso, as importações de gasolina também cresceram 18,2%, alcançando 13 mil bpd.
Resultados Gerais da Petrobras
No total, somando petróleo, gás e derivados, a Petrobras vendeu 3,12 milhões de bpd em 2025, um aumento anual de 7,2%. Essa expansão foi impulsionada por um crescimento na produção total de óleo e gás, que avançou 10,8%.
Recordes de Exportação
A produção de petróleo da Petrobras atingiu 2,4 milhões de bpd em 2025, com novos navios-plataforma operando em campos do pré-sal. As exportações de petróleo alcançaram um recorde anual de 765 mil bpd, além de um novo recorde trimestral de 1 milhão de bpd no quarto trimestre.
Fonte: https://www.infomoney.com.br








