O Departamento do Tesouro dos EUA emitiu recentemente uma licença geral que visa facilitar a exploração e produção de petróleo e gás na Venezuela. Essa ação é considerada um passo significativo para aumentar a produção no país.
Contexto da Licença
Desde a captura do presidente Nicolás Maduro pelas forças norte-americanas no início de janeiro, Washington tem relaxado as sanções impostas ao setor energético da Venezuela. A nova licença se junta a várias outras já emitidas que simplificaram exportações, armazenamento e importações de petróleo.
Impacto Esperado
A Administração de Informação Energética dos EUA prevê que a produção de petróleo bruto da Venezuela possa aumentar em até 20% nos próximos meses, impulsionada pela nova autorização. Atualmente, a produção gira em torno de 1 milhão de barris por dia.
Detalhes da Licença Geral
A licença permite que bens, tecnologia, software ou serviços dos EUA sejam fornecidos para a exploração, desenvolvimento ou produção de petróleo e gás na Venezuela. Entretanto, as transações devem seguir as legislações dos EUA e quaisquer disputas deverão ser resolvidas no país.
Restrições e Autorização
A licença não autoriza a formação de novas joint ventures ou entidades na Venezuela para exploração ou produção de petróleo ou gás. Contudo, transações para manutenção das operações existentes, incluindo reparos de equipamentos, foram liberadas.
Fonte: https://www.infomoney.com.br








