Home / Notícias / Estado de Atenção para Risco de Deslizamento em 30 Cidades Paulistas

Estado de Atenção para Risco de Deslizamento em 30 Cidades Paulistas

A Defesa Civil Estadual de São Paulo declarou estado de atenção para 30 cidades devido ao risco de deslizamentos, conforme anunciado nesta segunda-feira (9). Os municípios afetados incluem áreas das regiões metropolitanas da capital, Campinas, Litoral Norte e Baixada Santista.

Condições de Risco Elevado

As cidades em alerta apresentam condições de risco elevado, com chuvas acumuladas superiores a 70 milímetros (mm) desde a última sexta-feira (6), além de previsões de novas precipitações para o dia de hoje.

Alerta para Chuvas Intensas

O estado de São Paulo está sob um alerta de chuvas intensas, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, Vale do Paraíba e Litoral Norte, onde há previsão de chuvas acima de 50 mm até o término da terça-feira (10).

Ações Preventivas e Monitoramento

De acordo com a Defesa Civil, as condições atuais aumentam o risco de desastres, exigindo a implementação de ações preventivas, como a remoção de famílias em áreas de risco e o monitoramento por equipes de campo, seguindo os planos municipais de contingência.

Sinais de Instabilidade

Os moradores de regiões identificadas como de risco devem estar atentos a sinais de instabilidade, como rachaduras no solo, trincas em paredes, inclinação de árvores ou postes e estalos em encostas.

Contingência em Caso de Emergência

Em caso de risco iminente, a recomendação é evacuar a área imediatamente e entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199.

Lista de Municípios em Estado de Atenção

Os municípios em estado de atenção incluem: São Paulo, Francisco Morato, Franco da Rocha, Mairiporã, Santana de Parnaíba, Registro, Bertioga, Guarujá, Santos, São Vicente, Caraguatatuba, Jacareí, Lagoinha, Lorena, Redenção da Serra, São José dos Campos, São Sebastião, Ubatuba, Santo Antônio do Pinhal, São Luiz do Paraitinga, Iperó, Laranjal Paulista, Mairinque, Salto, Bragança Paulista, Campinas, Campo Limpo Paulista, Cordeirópolis, Indaiatuba e Jundiaí.

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *