PARIS, 9 Fev (Reuters) – O presidente do banco central da França, François Villeroy de Galhau, deixará o cargo em junho, pouco mais de um ano antes do fim do seu mandato, informou a autoridade monetária nesta segunda-feira.
Motivo da Saída
Villeroy, 66 anos, anunciou sua saída em uma carta aos funcionários do banco central, afirmando que estava deixando o cargo para liderar uma fundação católica que apoia jovens e famílias vulneráveis.
Impacto na Nomeação do Sucessor
A saída antecipada de Villeroy oferece ao presidente francês, Emmanuel Macron, a oportunidade de nomear um sucessor, que também precisará ser aprovado pelos parlamentares da comissão de finanças da Assembleia Nacional.
Consequências da Saída
Se Villeroy tivesse cumprido seu mandato até o final de outubro de 2027, a indicação de seu sucessor caberia ao vencedor da eleição presidencial de abril de 2027, que, segundo as pesquisas, poderá ter um candidato de extrema direita com boas chances de vitória.
Declarações de François Villeroy
“Tomei essa importante decisão de forma natural e independente”, disse Villeroy à equipe. “O tempo entre agora e o início de junho é suficiente para organizar minha sucessão com tranquilidade.”
O Papel de Villeroy no Banco Central Europeu
Com a saída de Villeroy, o Banco Central Europeu perderá um de seus membros 'dovish' mais expressivos. Villeroy tem alertado consistentemente sobre os riscos de baixa da inflação nos últimos meses.
Fonte: https://www.infomoney.com.br








