O Ibovespa Futuro opera em alta nesta segunda-feira (9), com atenções divididas entre resultados corporativos e o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, no início de uma semana carregada de dados econômicos dos Estados Unidos.
Desempenho do Ibovespa Futuro
Às 9h07 (horário de Brasília), o contrato para fevereiro subia 0,23%, a 183.820 pontos. O BTG Pactual (BPAC11) anunciou logo cedo um lucro líquido ajustado para o quarto trimestre de quase R$ 4,60 bilhões, crescimento de 40,3% sobre o mesmo período do ano passado.
Destaques do Noticiário Corporativo
No final do dia, BB Seguridade (BBSE3), Motiva (MOTV3) e São Martinho (SMTO3) também divulgarão seus balanços. Às 9h30, Galípolo palestra no evento Estabilidade Financeira e Perspectivas para 2026 e 2027, promovido pela Associação Brasileira de Bancos (ABBC), em São Paulo.
Movimentações Políticas e Econômicas
Enquanto isso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita, acompanhado do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o centro de produção de vacina contra a dengue do Instituto Butantan, em São Paulo. À tarde, haverá uma cerimônia de anúncios de investimentos em educação e saúde em Mauá.
Cenário Internacional e Impactos no Mercado
As ações globais avançavam nesta segunda-feira, ganhando impulso com a recuperação das ações de chips dos Estados Unidos e de outros ativos bastante penalizados após uma semana volátil. Nos Estados Unidos, um corte de juros até junho agora é visto como altamente provável.
Análise do Dólar e Commodities
O dólar futuro para março, atualmente o mais líquido no Brasil, caía 0,23%, cotado a R$ 5,230. Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam com alta, com ações japonesas liderando os ganhos na região após a vitória histórica da primeira-ministra, Sanae Takaichi, nas eleições.
Fonte: https://www.infomoney.com.br








