O segredo mais bem guardado do grupo Brilhetes de Anchieta está perto de ser revelado. Falta menos de uma semana para a saída da turma de bate-bolas, composta por 38 meninas e mulheres, nesta sexta-feira (13), quando será conhecida em detalhes toda a indumentária do grupo. A fantasia foi preparada com a máxima discrição ao longo de seis meses.
Tradicional Carnaval nas Ruas do Rio
Os bate-bolas são turmas de mascarados que utilizam fantasias temáticas ricas em cores e brincam o carnaval nas ruas do subúrbio do Rio de Janeiro. Parte indispensável da fantasia é a bola de borracha amarrada em um bastão. Eles se tornaram uma das principais expressões artísticas do carnaval, e, ao contrário do passado, hoje não assustam mais nem correm atrás de crianças, embora o som das bolas de borracha batendo no chão continue o mesmo.
A Evolução do Grupo Brilhetes de Anchieta
A produtora cultural e líder das Brilhetes, Vanessa Amorim, fundou o grupo em 2013. Antes, ela desfilava como bate-bola na Turma do Brilho, do sogro, fundada em 1991 e atualmente administrada pelo marido. Com o passar do tempo, Vanessa e outras mulheres decidiram disputar a rua. 'Eu sempre via as meninas ajudando [os companheiros], levando bandeira, olhando criança, e eles à frente. As mulheres ficavam sempre na posição de mãe e esposa e nunca como brincante.'
Laços e Comunidade
O grupo tornou-se também uma forma de desenvolver laços. Alexandra Cunha, de 44 anos, mãe de três filhos, relata que as Brilhetes se tornaram sua segunda família. 'É uma emoção grande fazer o que você vai vestir. Gliterar, pregar os lacres nas casacas, o buá…', disse a dona de casa. 'No dia da saída, com o bate-bola pronto, a gente chora de emoção.'
A Nova Geração
A estudante Ana Júlia Guimarães, de 17 anos, vai desfilar pela primeira vez, junto com a mãe. 'Quando eu era pequena, eu tinha muito medo de bate-bola, mas, há três anos, minha mãe entrou na turma e eu vim junto', contou. Ana Júlia expressou que trabalhar no barracão é uma experiência muito legal.
Preparativos para a Grande Saída
Para a tão aguardada saída, equipes de som de bailes estão contratadas, e o grupo ainda planeja abrir um bar, com a intenção de cobrir custos remanescentes. Além de desfilarem em Anchieta, na zona norte do Rio, as Brilhetes e a Turma do Brilho também participam de bloquinhos no centro e na zona sul da cidade.
Homenagem a Conceição Evaristo
Em 2026, a turma de Anchieta homenageia a escritora mineira Conceição Evaristo, que completa 80 anos em novembro deste ano. Ela é autora de frases que inspiram as Brilhetes ─ muitas delas, mulheres negras ─ como o lema 'eles combinaram de nos matar, mas a gente combinamos de não morrer'. Essa citação estampa uma camiseta do 'kit' da turma.
Inovação nas Fantasias
A cada ano, as Brilhetes de Anchieta investem em novos recursos, como luz de LED e pinturas especiais para se destacar. Em 2026, Vanessa revelou que a máscara, que cobre totalmente o rosto das integrantes, continuará a ser uma das principais características das fantasias.








