Home / Economia / ANP Libera Petrobras para Retomar Exploração na Margem Equatorial com Condicionantes

ANP Libera Petrobras para Retomar Exploração na Margem Equatorial com Condicionantes

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) autorizou a Petrobras, sob condições específicas, a reiniciar a perfuração do poço Morpho, situado na bacia da Foz do Amazonas. A autorização foi comunicada à estatal na quarta-feira, 4, e sua efetividade está condicionada à comprovação de que todas as exigências de segurança foram atendidas nos prazos estabelecidos.

Suspensão e Novas Condicionantes

A operação da sonda ODN II (NS-42) estava suspensa desde 4 de janeiro, em decorrência de um incidente que resultou no vazamento de fluido de perfuração biodegradável, que, segundo a Petrobras, não representa risco ambiental. Em entrevista ao Estadão/Broadcast, a diretora de Exploração e Produção da empresa, Sylvia Anjos, havia mencionado que a liberação da licença deveria ocorrer antes da vistoria programada pela ANP para o poço de Morpho, que foi antecipada para a última segunda-feira, 2.

Requisitos de Segurança

Entre as principais condicionantes impostas, a Petrobras deve substituir todos os selos das juntas do riser, seguindo os procedimentos mais atualizados, e enviar, em até cinco dias após a instalação da última peça, evidências fotográficas e análises de adequação. Além disso, a empresa precisa comprovar que toda a equipe envolvida foi treinada no novo protocolo de descida do BOP (equipamento de segurança) e revisar o Plano de Manutenção Preventiva para reduzir o intervalo de coleta de dados dos registradores de vibração submarina nos primeiros 60 dias de operação.

Fonte: https://www.infomoney.com.br

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *