O ex-ministro da Indústria da Venezuela, Alex Saab, foi detido nesta quarta-feira (4) em uma operação coordenada entre as autoridades dos Estados Unidos e da Venezuela. A informação foi confirmada por uma fonte oficial norte-americana.
Detalhes da Detenção
Além de Saab, o empresário Raúl Gorrín também foi preso durante a operação. A detenção ocorre em um contexto de um caso que remonta a 2023, quando denúncias de organizações não governamentais foram apresentadas em nome de cidadãos venezuelanos.
Histórico de Alex Saab
Saab, que é um aliado próximo do ex-presidente Nicolás Maduro, já havia sido preso em Cabo Verde em junho de 2020, onde enfrentou mais de três anos de detenção devido a um esquema de suborno. Ele foi libertado após um acordo que envolveu a troca por cidadãos norte-americanos detidos na Venezuela.
Retorno à Venezuela e Cargo Ministerial
Após seu retorno à Venezuela, Saab foi recebido com honras e considerado um herói nacional por Maduro. Ele foi nomeado ministro da Indústria, cargo que ocupou até o mês passado, quando foi destituído pela presidente interina Delcy Rodríguez.
Reação das Autoridades Venezuelanas
Até o momento, o Ministério das Comunicações da Venezuela não se manifestou sobre a detenção de Saab e Gorrín. Além disso, não foi possível determinar se eles possuem representação legal neste caso.
Fonte: https://www.infomoney.com.br







