Home / Notícias / Cármen Lúcia Assume Relatoria do Código de Ética do STF, Conforme Anúncio de Fachin

Cármen Lúcia Assume Relatoria do Código de Ética do STF, Conforme Anúncio de Fachin

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, anunciou nesta segunda-feira (2) que a ministra Cármen Lúcia será relatora da proposta de criação de um código de ética para os integrantes da Corte.

Abertura do Ano Judiciário

Fachin discursou durante a sessão solene de abertura do Ano Judiciário de 2026, evento que marca o início dos trabalhos após o recesso. Ele destacou os desafios enfrentados pelas instituições para manter sua integridade e legitimidade.

Desafios Internos e Diálogo

O presidente do STF enfatizou que os ministros precisam ser responsáveis por suas escolhas e que é um momento de 'autocorreção'. Apesar da resistência de alguns ministros à aprovação de regras que regulam a conduta da Corte, Fachin comprometeu-se a buscar diálogo para a aprovação do texto.

Cerimônia e Autoridades Presentes

A cerimônia contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dos presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), além de outras autoridades.

Contexto do Código de Ética

O anúncio sobre a criação do código de ética surge após críticas à atuação da Corte nas investigações sobre fraudes no Banco Master. O ministro Alexandre de Moraes negou ter participado de um encontro que gerou polêmica, enquanto a imagem de Dias Toffoli foi afetada por sua relatoria em um caso envolvendo irregularidades no fundo de investimento ligado ao banco.

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *