Home / Economia / Roteirista de ‘Foi Apenas um Acidente’ Preso no Irã em Meio a Indicações ao Oscar

Roteirista de ‘Foi Apenas um Acidente’ Preso no Irã em Meio a Indicações ao Oscar

Mehdi Mahmoudian, um dos roteiristas do filme 'Foi Apenas um Acidente', que está competindo em duas categorias no Oscar 2026, foi preso em Teerã, no Irã, no último sábado (31). Sua detenção ocorreu juntamente com outros dois signatários de uma carta que critica as ações do líder supremo do país, o aiatolá Ali Khamenei.

Contexto da Detenção

Mahmoudian colaborou no roteiro de 'Foi Apenas um Acidente' com o diretor Jafar Panahi, além de Nader Saïvar e Shadmehr Rastin. O filme está concorrendo ao Oscar de Melhor Roteiro Original e também na categoria de Melhor Filme Internacional, onde enfrenta o brasileiro 'O Agente Secreto'.

Conteúdo da Carta

Segundo a revista Variety, a carta que critica o líder iraniano possui 17 signatários, incluindo Panahi. O cineasta já havia sido condenado a um ano de prisão no Irã por 'atividades de propaganda' contra o Estado. A carta denuncia a brutalidade do governo em meio a uma onda de protestos contra os líderes religiosos do país.

Repercussão e Apoio

Panahi, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes em 2025 pelo mesmo filme, divulgou um comunicado em apoio a Mahmoudian, mencionando que os conheceu enquanto ambos eram prisioneiros políticos. Ele destacou que Mahmoudian é uma presença moral rara e que sua ausência é sentida tanto dentro quanto fora das paredes da prisão.

Sinopse do Filme

O longa 'Foi Apenas um Acidente' retrata a história de quatro ex-condenados pelo regime iraniano que acreditam ter identificado um homem como seu antigo torturador. O filme já está em cartaz nos cinemas brasileiros.

Fonte: https://www.infomoney.com.br

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *