Home / Notícias / Ministério da Saúde Aclara que Vírus Nipah Não Representa Ameaça ao Brasil

Ministério da Saúde Aclara que Vírus Nipah Não Representa Ameaça ao Brasil

O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira (30) que o vírus Nipah, com dois casos confirmados na província indiana de Bengala Ocidental, apresenta baixo potencial de causar uma nova pandemia e não representa uma ameaça ao Brasil.

Avaliação da OMS

A avaliação do Ministério da Saúde é corroborada pela Organização Mundial da Saúde, que também destacou o baixo risco do vírus Nipah durante uma coletiva de imprensa nesta mesma data.

Monitoramento das Autoridades

As autoridades de saúde do governo brasileiro esclareceram que, dos dois casos confirmados na Índia, o último foi diagnosticado em 13 de janeiro, e 198 contatos foram identificados e monitorados, todos com resultados negativos para a doença.

Protocolos de Vigilância

O Ministério afirmou que mantém protocolos permanentes no Brasil para vigilância e resposta a agentes patogênicos, em colaboração com instituições como o Instituto Evandro Chagas e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), além da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

Histórico do Vírus Nipah

O Nipah já foi identificado em várias ocasiões no Sudeste da Ásia. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o vírus foi descoberto em 1999 durante um surto entre criadores de porcos na Malásia e é frequentemente detectado em Bangladesh e na Índia.

Características Zoonóticas

O professor Benedito Fonseca, consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia, explicou que a incidência na Índia está relacionada à presença de morcegos que atuam como hospedeiros do vírus, o que classifica o Nipah como zoonótico.

Contaminação e Transmissão

Esses morcegos, que não habitam o continente americano, se alimentam de frutas e seiva doce consumidas por humanos e animais domésticos, o que pode resultar em contaminação. Também há registros de transmissão através de secreções de pessoas infectadas.

Potencial Pandêmico

Fonseca destacou que vírus zoonóticos normalmente têm uma relação íntima com seus reservatórios. Ele acredita que, devido à distribuição geográfica do morcego, o potencial de uma pandemia global é pequeno.

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *