Home / Economia / Queda no Consumo de Café no Brasil em 2025 Devido aos Altos Preços

Queda no Consumo de Café no Brasil em 2025 Devido aos Altos Preços

A alta do preço do café nos últimos anos resultou em uma diminuição no consumo do produto no mercado brasileiro em 2025. Dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) mostram que o consumo da bebida caiu 2,31% entre novembro de 2024 e outubro de 2025, passando de 21,9 milhões de sacas de 60 kg para 21,4 milhões no último ano. O recorde histórico de consumo foi em 2017, quando o Brasil alcançou 22 milhões de sacas.

Aumento dos Preços

Os preços do café subiram 5,8% para os consumidores, refletindo a volatilidade dos anos anteriores. Nos últimos cinco anos, a Abic informou que a matéria-prima aumentou 201% para a espécie conilon e 212% para a arábica, enquanto o preço no varejo teve um aumento de 116%.

Expectativas para o Futuro

Para 2026, a Abic não prevê uma queda significativa nos preços do café, mas espera um ambiente mais estável com a chegada de uma safra promissora. O presidente da Abic, Pavel Cardoso, mencionou que as promoções serão uma estratégia para atrair consumidores durante esse período de preços elevados.

Impacto no Faturamento da Indústria

Apesar da queda no consumo, a indústria do café teve um crescimento de 25,6% em faturamento em 2025, atingindo R$ 46,24 bilhões. Esse aumento é atribuído ao crescimento dos preços do café nas prateleiras.

Desafios da Cadeia do Café

A cadeia do café enfrenta o desafio de reduzir as tarifas aplicadas pelo governo dos Estados Unidos ao café solúvel. Embora a tarifa de 40% sobre o café em grão tenha sido suspensa, o café solúvel ainda enfrenta taxação.

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *