Home / Notícias / Impacto dos Juros na Geração de Empregos em 2025 Segundo Luiz Marinho

Impacto dos Juros na Geração de Empregos em 2025 Segundo Luiz Marinho

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou que a elevação da taxa básica de juros teve um impacto mais significativo na criação de empregos em 2025 do que o tarifaço imposto pelo governo dos Estados Unidos. Marinho fez essa declaração em coletiva de imprensa, onde foram divulgados os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Análise do Ministro sobre o Impacto dos Juros

Marinho destacou que, apesar do tarifaço ter gerado efeitos, acredita que a influência dos juros foi mais prejudicial para a economia. Ele ressaltou que, do ponto de vista global da indústria, a elevação dos juros é mais danosa. O ministro destacou o impacto negativo que a alta da Selic, atualmente em 15% ao ano, está tendo sobre investimentos e contratações.

Efeitos do Tarifaço e Medidas do Governo

Segundo Marinho, os efeitos da sobretaxa americana se concentraram em setores específicos da economia, mas foram parcialmente atenuados por medidas do governo, como a abertura de novos mercados e planos de apoio a empresas afetadas. Ele mencionou que a política monetária atual está prejudicando a capacidade de crescimento do mercado de trabalho.

Dados do Mercado de Trabalho em 2025

O Brasil criou 1,279 milhão de vagas formais em 2025, uma redução de 23,73% em relação ao ano anterior, quando foram abertas aproximadamente 1,677 milhão de vagas. Este resultado é o pior desde 2020, quando o saldo foi negativo devido à pandemia.

Fechamento de Vagas em Dezembro

Os dados do Caged indicam que o saldo positivo de 2025 foi fruto de 26,6 milhões de admissões e 25,3 milhões de desligamentos. Em dezembro, o mercado de trabalho enfrentou um fechamento líquido de 618 mil vagas, o que, segundo Marinho, está alinhado com o padrão histórico do mês, em razão do término de contratos temporários e ajustes financeiros nas empresas.

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *