Em 27 de janeiro, o juiz principal do tribunal federal de Minnesota, Patrick Schiltz, ordenou a presença do chefe interino do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) em uma audiência marcada para sexta-feira. O objetivo é que Todd Lyons explique o não cumprimento de diversas ordens judiciais nos últimos dias.
Desacato e Audiência
O juiz Schiltz indicou que Lyons deve justificar por que não deve ser detido por desacato, após a agência não cumprir o prazo para conceder a um detento uma audiência de fiança. O magistrado expressou sua insatisfação com a falta de ação do ICE em relação a petições de habeas corpus e outras ações judiciais que surgiram devido à detenção de estrangeiros.
Reação do Tribunal
O juiz destacou que sua paciência com a situação estava se esgotando, especialmente considerando que o ICE enviou milhares de agentes para Minnesota sem preparar adequadamente a resposta a ações judiciais. Schiltz mencionou que cancelará a audiência se o detento for libertado antes da data marcada.
Contexto Atual
A ordem do juiz ocorre em um contexto de crescente pressão sobre as táticas do ICE sob a administração do presidente Donald Trump. Recentemente, o ICE se viu no centro de controvérsias, especialmente após a morte de dois cidadãos americanos em operações de fiscalização em Minneapolis.
Fonte: https://www.infomoney.com.br
