A China e o Canadá anunciaram o estabelecimento de uma nova parceria estratégica, com ênfase em "acordos específicos" para abordar questões econômicas e comerciais entre as duas nações. A declaração foi feita pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Guo Jiakun, durante uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira.
Objetivos da Parceria
Conforme abordado por Jiakun, a parceria reflete "o espírito de igualdade, abertura e inclusão, cooperação pacífica e benefícios compartilhados", sem direcionar suas intenções a nenhum terceiro país, embora a menção implícita aos EUA seja evidente.
Interesses Comuns
O porta-voz ressaltou que as negociações com o Canadá visam atender aos interesses comuns dos cidadãos de ambos os países, contribuindo assim para a paz, estabilidade, desenvolvimento e prosperidade globais.
Diálogo e Cooperação
Pequim enfatizou que a gestão de divergências deve ocorrer por meio de consultas e respeito mútuo, priorizando uma relação comercial previsível e sustentável. Jiakun afirmou que a abordagem das relações bilaterais deve ser pautada em ganhos mútuos, em contraste com uma mentalidade de soma zero.
Pressões Externas
Essas declarações ocorrem em um contexto de pressão dos EUA sobre Ottawa, com ameaças de novas tarifas contra o Canadá caso um acordo com a China seja firmado.
Fonte: https://www.infomoney.com.br
