O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou a vacinação de aproximadamente 1,1 milhão de profissionais da atenção primária à saúde em todo o Brasil. A imunização começará em 9 de fevereiro com a vacina Butantan-DV, desenvolvida pelo Instituto Butantan.
Detalhes da Vacinação
A vacina Butantan-DV é o primeiro imunizante de dose única contra a dengue no mundo. Profissionais que atuam em unidades básicas de saúde, que são os primeiros a atender pacientes com sintomas da doença, terão prioridade na vacinação.
Produção e Disponibilidade da Vacina
O Instituto Butantan deve entregar cerca de 1,1 milhão de doses até 31 de janeiro, garantindo assim a imunização dos profissionais que estão na linha de frente do Sistema Único de Saúde (SUS).
Eficácia da Butantan-DV
Os anticorpos gerados pela Butantan-DV protegem contra os quatro sorotipos do vírus da dengue. Estudos mostram uma eficácia global de 74%, com uma redução significativa de 91% nos casos graves e 100% de proteção contra hospitalizações.
Expansão da Vacinação
O governo federal planeja expandir a vacinação em dose única para pessoas entre 15 e 59 anos, dependendo da disponibilidade de novas doses da vacina Butantan-DV, com novas unidades encomendadas pelo Ministério da Saúde.
Parceria Internacional
O Instituto Butantan firmou uma parceria com a empresa WuXi Vaccines, na China, para acelerar a produção do imunizante. A expectativa é que essa colaboração aumente a produção em até 30 vezes.
Avaliações Futuras
O Instituto Butantan já recebeu autorização da Anvisa para avaliar a vacina Butantan-DV em pessoas com mais de 60 anos, com recrutamento de voluntários em andamento para essa faixa etária.
Campanha de Vacinação em Massa
A vacinação em massa começará em Botucatu (SP), além de iniciativas piloto em Maranguape (CE) e Nova Lima (MG), com o objetivo de avaliar a eficácia do novo imunizante.
Disponibilidade de Imunizantes Alternativos
Para crianças de 10 a 14 anos, o SUS oferece o imunizante internacional QDenga, que consiste em um esquema vacinal de duas doses. O Brasil se destaca como o primeiro país a disponibilizar essa vacina no sistema público de saúde.
